Desde os primórdios da humanidade que o cavalo fascinou o homem. E este conquistou-o. Hoje o cavalo é para o ser humano um fiel amigo e companheiro. No entanto, torna-se necessário que exista empatia entre cavalo e cavaleiro, comunie sempre existiu. Nestes passeios não se exige muito esforço da parte do cavaleiro, se bem que se tenham que cumprir algumas regras básicas de segurança para a boa prática desta actividade, sempre acompanhada dos respectivos monitores.

 

AULAS DE EQUITAÇÃO

Desenvolvimento do Programa das Selas

O Centro Hípico da Serra da Estrela leciona aulas de equitação, passeios, raid´s, pela serra da estrela.

Sela 1 - Saber limpar um cavalo, conduzi-lo à mão, com a cabeçada de trabalho, e ser capaz de se peslocar a passo e a trote.

Sela 2- Após efectuar a limpeza, aparelhar um cavalo, e ser capaz de se deslocar nos três andamentos.

Sela 3 - Depois de ter verificado o bom estado geral do seu cavalo, e ter ajustado a sua aparelhação, ser capaz de o conduzir nos três andamentos, sobre pequenos saltos isolados e em terreno variado.

Sela 4 - O cavaleiro deve possuir um bom conhecimento sobre: o maneio (cuidados, necessidades, alimentação), locomoção e comportamento da sua montada e ser autónomo nos andamentos, em terreno variado e, com exclusão dos PE, no encadeamento de obstáculos (pequenos e isolados).

O Centro hípico da Serra da Estrela, tambem lecciona disciplinas de Equitação Terapêutica (equitação para pessoas com disfunções diversas).

   
 
 
   
 
 
 

Director do Centro Hípico:

JOÃO MIGUEL PICÃO CALDEIRA

Instrutor de equitação da FEP.

Actividades realizadas :

- Atleta federado desde os 9 anos de idade.

- 1971 vice-campeão nacional na classe de juvenis no campeonato.

- 1972 Campeão nacional na classe de juvenis no campeonato.

- 1974 terceiro classificado no escalão júnior do campeonato.